Com 70 milhões de cópias vendidas em todo o mundo, seria injusto referir-se ao Minecraft como um simples jogo de blocos texturizados em um pixelado mundo 3D. Ao comprar o companhia criadora do jogo (Mojang) e seus direitos autorais em 2014, a Microsoft anunciou recentemente que também adquiriu o MinecraftEdu, a versão educativa oficial, utilizada como verdadeira ferramenta criativa em mais de 10.000 salas de aulas em 45 países em todo o mundo.
As infinitas possibilidades de jogo motivaram milhões de pessoas no mundo todo a criar e compartilhar suas maiores criações: cidades, edifícios próprios e até a reinterpretação de obras históricas. Seu impacto foi reconhecido em 2015 pelo Centro Pompidou, que dedicou uma exposição sobre seu potencial criativo entre crianças e adolescentes.
Veja, a seguir, 15 modelos impressionantes criados na plataforma.É possível fazer download da maioria deles (através de links externos disponibilizados pelos próprios criadores) para sua própria conta no Minecraft.
Pequim em 1751
O projeto mais ambicioso no mundo de Minecraft é Project 1845, uma recriação de Pequim em 1751 durante a dinastia Qing no Império Chinês. Um projeto que já levou quatro anos de desenvolvimento e entre seus principais objetivos, está a recriação da a Cidade Proibida e a cidade de Pequim em 1750, as tumbas da dinastia Ming (1368-1641), O Palácio de Verão (1911) e o antigo Palácio de Verão (1760-1901).
O projeto já está disponível em MinecraftEDU para ensinar sobre história, linguagem e geografia, segundo seus autores. , buscam "difundir o mapa original e ajudar no processo de sua restauração, assim mais gente pode desfrutar desta parcela da história que ficou oculta do público durante séculos, "explicam.
Torre Eiffel e Campo de Marte
Ao reconstruir uma réplica da Torre Eiffel no Minecraft (2012), LanguageCraft seguiu melhorando e reconstruindo o modelo da estrutura mais alta da França ao ponto de recriar o Campo de Marte (Champ-de-Mars), os jardins públicos do sétimo distrito de Paris que rodeiam a torre francesa. Em definitiva, um trabalho incrível que não perde nenhum detalhe, incluindo automóveis, helicópteros, iluminação pública e pessoas pixeladas,
Download aqui [11,7 MB]
Nova York em 1936
O usuário C_B_John se propôs a recriar Nova York de 1936, três anos antes do estopim da Segunda Guerra Mundial. "Este projeto está destinado a relembrar as últimas décadas na Terra quando os arquitetos preferiam as artes visuais (com uma leve influência do movimento moderno, como o Art Déco) para desenhar seus edifícios", explica o autor.
Com 5% de avanços, o projeto já oferece vistas recriadas do setor de Lower Manhattan na década dos anos 30, com mais de 400 edifícios (alguns deles já demolidos), além de igrejas, interiores e saguões de entrada.
Download aqui [63,82 MB] via Adfly
Estação Central de Antwerp
Graças a uma recente exposição no Museu de Arte Contemporânea de Antwerp (Bélgica), LanguageCraft recriou no Minecraft a estação férrea central da cidade, cuja construção data de 1905. Se quiser saber mais, revise o timeline que foi apresentado na exposição.
Hydros, a cidade do futuro
Agora passamos de reconstruções a visões do futuro, como é o caso da equipe LanguageCraft, que desenvolveram Hydros, um projeto que levou um ano em seu desenvolvimento total. Além de apresentar como uma visão do futuro, parece mais com uma utopia fortemente moldada por uma natureza exuberante onde surgem instalações elétricas em altura que recordam vagamente a arquitetura fluvial do sudeste asiático.
Download aqui [42,8 MB]
Future CITY 3.1
Future City 3.1 é um projeto do usuário Zeemo, que baseia seu modelo no ano de 2161. De acordo com o autor, tudo começa com a construção de um memorial que recorda uma hipotética guerra enfrentada por uma sociedade dividida entre "exilados" e "nativos" por uma alarmante escassez de recursos no planeta.
Download aqui [22,44 MB] via Adfly
Imperial City
Como Minecraft não condiciona nem a quantidade de tempo nem o recurso a seus usuários para estimular nossa criatividade, aparecem ambiciosas construções como a Imperial City. "Uma cidade grande e monumental que se é construída em todos os estilos desde o século XIX e início do século XX", explica o usuário Rigolo, criador deste modelo.
"Todos os edifícios são originais, ainda que se baseiam em obras existentes que modificamos ou os mesclamos como uma fonte de inspiração", acrescenta.
É possível fazer o download de todos os edifícios ou ainda acrescentar Imperial City ao próprio servidor, sempre e quando outorgues os respectivos créditos de sua criação. De acordo com os autores, o projeto já está em 70% de avanço.
Download aqui [120,28 MB] via Mediafire
Adamantis
Criado pelo usuário jamdelaney1 em três meses, Adamantis é uma "enorme cidade fantasia construída sobre uma cordilheira de onde correm rio naturais, levados à cidade por uma rede de aqüedutos". Porém, o que chama a atenção são as discussões que são geradas na seção de comentários destes projetos.
Em resposta à opinião de alguém que ficou desapontado ao acreditar que o modelo Adamantis era uma cidade real, o autor explica: "Adamantis nunca será uma cidade prática: carece de infraestrutura, habitação básica e uma enorme quantidade de outras coisas necessárias a uma cidade convencional. Estou ciente disso, mas Adamantis não foi construída para ser funcional, foi construído "inteiramente" do ponto de vista estético".
Download aqui [2,74 MB] via Mediafire
Modern City
Se Adamantis foi criticado por sua carência de infraestrutura própria de uma cidade, Modern Ciry recria uma urbe genérica com todo o equipamento que o autor, MC_Nightmare, acredita necessária: estações de trens, cassino, centro cultural, hotéis, escritórios, bares, parques, casas, sede do Parlamento, pontes, lagoas, barcos, aquários, feira de entretenimentos, marcos históricos, praias, restaurantes e automóveis. É interessante como exercício, pois incita uma inquietude, Se tivesse que projetar uma cidade deste porte, qual equipamento você incorporaria?
Download aqui [8,04 MB] via Mediafire
King's Landing
Agora vamos falar daqueles modelos inspirados em mundos fictícios. Falemos de Westeros, o mundo fictício de A Song of Ice and Fire, a saga de livros da qual se base a série Game of Thrones. Uma equipe de fanáticos (WesterosCraft) criou King's Landing, um incrível mapa que participaram 100 pessoas selecionadas através de uma seleção (sim, teve processo seletivo), que trabalharam por mais de quatro meses recriando o reinado de Aegon I Targaryen, conquistador dos Sete Reinos e fundador da dinastia Targaryen na saga criada por George R. R. Martin.
Download aqui [24,2 MB]
Tatsuyama, a montanha do império do dragão
Uma ilha pertencente ao fictício Império do Dragão em uma superfície de 1.440.000 de cubos ao quadrado, com 20 edifícios principais, 70 estruturas e diversas zonas secretas compõem o projeto de Wooraah, que levou 350 horas para criar esta cidade feudal asiática, inspirada na arquitetura japonesa, chinesa e tailandesa, segundo o autor. "Adorei aprender sobre desenhar mapas, cultura, história e arquitetura asiática," explica o autor.
Download aqui [40,63 MB] via Mediafire
Atlântida
A mítica ilha de Atlântida, descrita nas anotações de Platão, foi a fonte de inspiração para centenas de expedições, teorias e recriações desta hipotética civilização ao longo da história da Humanidade. No mundo de Minecraft, a equipe de NewHeaven construiu em três meses sua própria versão do mito grego.
Desert City of Alamut
Inspirado na saga de video-game Príncipe da Pérsia, o usuário Anarrih criou Alamut, a cidade de residência de um dos principais personagens na adaptação ao cinema de 2010. Segundo o autor, o projeto levou dois meses para ser realizado, em uma jornada que variou de 30 minutos a duas horas e meia diárias.
Halion
Se vamos falar de obcessões, Halion é um bom exemplo. Esta construção é resultado de 1.000 horas de trabalho por parte da equipe de Gazamo: 196 edifícios (incluindo seus interiores), 10 barcos de madeira, 2 dirigíveis e "uma incontável quantidade de secredos" integram esta ilha de trabalhadores que, segundo a descrição oficial de Gazamo, se dedicam ao desenvolvimento de ferramentas de aço e artigos têxteis.
Gerkleurd
Encerramos esta seleção compartilhando a tipologia por excelência em Minecraft: o castelo. Ao momento de publicar este artigo, Planet Minecraft contava com 13.374 modelos de castelos em todas as suas variações, confirmando o incrível impacto de um jogo, que além destes modelos, se converte em um "tipo de laboratório que explora as possibilidades de novas formas de aprendizagem" como explicam os autores de MinecraftEdu.
Um laboratório cujo êxito consiste em contam com regras tão simples e claras.